Esporte no pós parto

Uma dúvida muito comum das minhas pacientes que já tiveram bebê é qual esporte fazer. Qual esporte que não vai prejudicar o assoalho pélvico depois do parto?

Eu sempre aconselho o seguinte: 1º ir devagar, paulatinamente. Se já faz esportes, já fazia esportes antes, fica bem mais fácil de começar, mas sempre deve-se evitar esportes de impacto nos três primeiros meses. Atenção as corredoras e praticantes de Crossfit!!! É muito impacto para uma região que está voltando ao seu tônus inicial. Essa região está mais flácida, seja pela cesárea ou parto normal. Foi muito peso do útero contra os músculos do assoalho pélvico. Então, deve-se preservar essa região e concomitantemente fazer os exercícios do assoalho pélvico.

Evite: corrida, saltos, jump, lutas de modo geral, crossfit, musculação pesada.

E o que você pode fazer? Nada de sedentarismo!!!
Você pode fazer uma boa caminhada, pode nadar, pode fazer hidro, pode fazer dança do ventre ou yoga que é ótimo para o assoalho pélvico! Pode também fazer o spinning pra quem gosta de fazer uma coisa mais agitada, ou um transport.
Evite fazer muito esforço! Isso é muito importante para manter a saúde dos seus músculos pélvicos. Lembrando que tudo que acontece no parto e pós parto vai repercutir lá na frente no climatério e na menopausa. Por isso deve-se fazer a profilaxia, ou seja, a prevenção que é trabalhar a musculatura do assoalho pélvico.
Visite o fisioterapeuta pélvico para você aprender a fazer os exercícios perineais junto com os exercícios da academia ou de qualquer outro lugar que você já faça e assim prevenir essas questões desagradáveis, como a incontinência urinária e os prolapsos.