Sexualidade na lesão medular #7 – Bexiga neurogênica

A lesão medular pode acarretar a bexiga neurogênica. E a bexiga neurogênica requer cuidados!

Para falar disso eu chamei meu marido, Dr Francisco Coutinho que é urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, atuando há 20 anos com bexiga neurogênica. Então, com a palavra Dr Francisco Coutinho:

“A bexiga neurogênica é extremamente traiçoeira e o cateterismo intermitente é o grande aliado no tratamento.

 

E o que é o cateterismo intermitente?

Ele foi descrito na década de 70 por um autor chamado Lapides e revolucionou o tratamento da bexiga neurogênica.

A bexiga neurogênica é uma das principais causas de óbito do paciente com lesão medular e o incremento desse tratamento é que modifica toda a história da lesão medular.

 

O cateterismo intermitente ele vai:
1º: Preservar sua bexiga.
2º: Vai preservar o seu trato superior, que são seus rins
Em 3º lugar: O cateterismo vai devolver a pessoa que tem essa disfunção a sua continência. Porque ela terá momentos onde retirará a urina e poderá ficar tranquila sem ter nenhum tipo de perda urinária.

 

O cateterismo intermitente deve ser o mais simples possível. Você nunca pode se tornar um escravo dele, pelo contrário, ele está ali para te servir. Então você deve realizar em qualquer local, seja no escritório, dentro do carro, shopping center. Basta você lavar bem as mãos com água e sabão. Se não tiver, usar álcool gel ou alguma outra substância que possa limpar ou até mesmo uma luva, existe algumas luvas estéreis que são descartáveis e muito simples com um custo muito baixo.
Para realizar o cateterismo nós devemos manusear o menos possível o cateter. Então, jogamos um lubrificante, lubrificamos a sonda dentro do seu envólucro e ao retirar a sonda nós vamos introduzir no pênis ou na uretra feminina a sonda com cuidado, até o final delicadamente.
Aí é só tirar a tampa e deixar a urina sair. Ao final da retirada da urina nós pressionamos um pouquinho o abdômen para tirar todo o tipo de resíduo e vamos removendo lentamente o cateter. É muito importante que não force. Sentiu alguma resistência, mantenha a pressão, mas não force porque se não você vai causar uma lesão na uretra.

 

Quantas vezes devo fazer o cateterismo?

O cateterismo deve ser realizado de 4 a 6 vezes ao dia, não menos do que isso.
Assista mais para ver outros detalhes sobre o cateterismo e também a indicação da toxina botulínica ( BOTOX) para alguns casos específicos.