O que é o doppler peniano?
O doppler é um exame ultrassonográfico que permite ao médico observar a vascularização na região examinada e se ela encontra-se dentro dos parâmetros normalmente aceitos.
No caso do Doppler Colorido Peniano com Fármaco-Indução, o enfoque do exame é o pênis e sua vascularização, sendo a melhor maneira de se avaliar a integridade vascular do pênis.
Tendo em vista os poucos recursos diagnósticos disponíveis para identificar a causa de uma disfunção erétil, o doppler peniano é uma excelente e indispensável ferramenta.
Como é feito o exame Doppler Peniano?
Como preparo para a realização do Doppler Peniano, o médico, especialista em medicina sexual, vai fazer uma entrevista inicial para direcionar o exame da forma mais correta possível. O paciente receberá uma injeção de um medicamento capaz de induzir uma ereção. Esta pequena injeção é feita na base do pênis, usando-se uma agulha fina e praticamente sem qualquer desconforto.
O Doppler Peniano é feito com aparelho de ultrassom.
Após a aplicação da medicação, o paciente ficará sozinho e será orientado a fazer uma estimulação manual e psíquica para tentar reproduzir a ereção.
Após alguns minutos, o médico adentra a sala e inicia o exame ultrassonográfico do pênis, avaliando todas as estruturas chamadas de corpos cavernosos, seus vasos sanguíneos e seu revestimento, a túnica albugínea.
As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico. Observa-se com atenção o fluxo nas artérias penianas e se está ocorrendo algum escape de sangue.
O exame é rápido, praticamente indolor e não invasivo. O paciente não é exposto a radiação durante sua realização.
Para que serve o Doppler Peniano?
O exame de Doppler Peniano é um dos poucos exames disponíveis para pesquisar as causas de disfunção erétil, principalmente naqueles pacientes que já estão fazendo tratamento com medicamentos, mas que ainda assim não obtiveram bons resultados.
O exame de Doppler Peniano permite que se observe se há obstrução na artéria que leva sangue ao pênis, se o sangue está saindo muito rápido do pênis e outras alterações, como aumento na quantidade de tecido cicatricial, podendo se tratar da doença de Peyronie (A CURVATURA PENIANA).
Sinônimos:
- Ultrassonografia com doppler de pênis com teste de ereção com fármaco induzido
- Pênis com fármaco induzido com doppler
- Teste de ereção com fármaco induzido por ultrassonografia com doppler
- Doppler arterial e venoso de pênis
- Doppler de corpos cavernosos
- Doppler fluxometria peniana
- Doppler peniano arterial e venoso
- Doppler vascular c/teste de ereção fluxograma
- Duplex scan do pênis
- Ultra-som doppler arterial peniano
- Ultra-som para avaliar impotência
- Ultra-som para avaliar potência sexual
- Ultra-som peniano com prostaglandina
- Ultra-som pênis com doppler colorido