Exercícios que amenizam dores da gestação

Fisioterapeuta dá dicas importantes para as futuras mamães terem uma gravidez tranquila

 

A gravidez é um momento único, onde a mulher observa muito mais atentamente seu corpo, a fim de acompanhar as mudanças que acontecem para que ela possa dar a vida ao tão esperado bebê. O momento é mágico, mas essas alterações podem causar algum incômodo para parte das gestantes, que sentem dores musculares e também na região pélvica. Para quem passa por isso, a fisioterapeuta Mônica Lopes ensina alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa e ajudam a aliviar as dores.

 

Mais do que os benefícios para o bem-estar físico, as indicações da especialista em uroginecologia ajudam a ter uma gravidez muito mais tranquila e relaxada, além de as atividades aproximarem ainda mais a mãe do bebê. “Os exercícios melhoram o metabolismo e a respiração, fortalecem músculos e articulações, diminuem o inchaço e proporcionam bem estar através dos alongamentos e relaxamentos”, explica Mônica.

 

Para fazer as atividades, o ideal é que a gestante possua mais de três meses de gravidez e tenha a liberação do seu obstetra.

 

Confira as instruções da fisioterapeuta:

 

Massagem dos músculos trapézios – Fique de pé, de costas para a parede, coloque a bolinha entre a coluna e a escápula (aquele osso que possuímos nas costas, abaixo do ombro). Mova para cima e para baixo por um minuto. Quanto mais deixar seu corpo pesado contra a parede, maior pressão e profundidade irá sentir em sua massagem. Respeite seu limite! Repita o mesmo para o outro lado.

 

Variação da massagem do Trapézio – Outra alternativa para a massagem anterior é deitar no chão, de barriga para cima e pernas flexionadas e colocar a bolinha no mesmo local descrito antes. Deslizar o corpo para frente e para trás ou simplesmente relaxar mantendo a respiração calma. Se essa bolinha incomodar, pode ser realizado inicialmente com uma mais macia.

 

Massagem dos músculos paravertebrais – Fique de pé, de costas para a parede, coloque a bolinha em cima da musculatura da coluna. Atenção para não colocar em cima das vértebras. Então deslize o corpo para cima e para baixo. Repita para o outro lado.

 

Massagem dos pés – De pé, apoie um dos pés na bolinha, pressionando-a contra o solo, deslizando para frente e para trás. Faça até perceber o relaxamento. Repita no outro pé.

 

Alongamento do músculo piriforme – Sente-se no chão com pernas cruzadas (pernas de índio) e coloque a bolinha de tênis embaixo do ísquio (aquele osso mais protuberante do bumbum). Você irá sentir um leve desconforto. Fique por 20 segundos com a bolinha e ao retirar sentirá uma sensação gostosa. Repita para o outro lado.

 

Massagem do músculo Piriforme – Sente-se no chão com uma perna esticada e outra flexionada. Coloque a bolinha embaixo do glúteo do lado da perna que está flexionada. Então deslize o corpo para frente e para trás. Repita para o outro lado.

 

Para aumentar a circulação sanguínea das pernas – Escove as pernas com uma escova de cerdas macias dos pés em direção ao quadril. Essa escovação também pode ser feita pelo companheiro ou por uma amiga.

 

Link: http://www.bolsademulher.com/bebe/gravida/materia/aprenda-exercicios-caseiros-para-amenizar-dores-da-gestacao